LIP@DI

22 10 2007

Mais uma Linux Installation Party (LIP) organizada pelo Centro de Estudantes de Engenharia de Sistemas e Informática da Universidade do Minho (CeSIUM).
Eu, mais o João Moura (geko), como elementos do Centro de Apoio Open Source (CAOS) tivemos o prazer de apresentar o Linux a todos os participantes.

O evento realizou-se no Departamento de Informática da Uminho, no qual havia na verdade duas LIP’s a decorrer ao mesmo tempo em salas separadas. Eu na de Ubuntu e o geko na de Fedora.

Contamos com a ajuda de 3 membros do CAOS, por sala para auxiliar os participantes com problemas que iam surgindo aquando da instalação.

Inicialmente, os participantes, sacaram do mirror do CeSIUM a imagem de Ubuntu 7.10 Release Candidate (sabiamos que no dia seguinte saíria a versão final, mas por motivos de horário teve que ser numa quarta-feira (ninguem tem aulas de tarde).).
Enquanto se fazia download e se gravava as imagens para CD’s, tive o prazer de dar uma pequena apresentação aos participantes do que é Linux, história, etc.

A instalação foi feita, passo a passo, no meu computador e a ser mostrada num retro projector.

Durante esta, tive o prazer de conhecer todos os participantes e fiquei muito entusiasmado por saber que tínhamos naquela sala 4 caloiros de LEI, um de LCC, dois alunos do 2º Ano de LEI, um aluno Erasmus Mundus e ainda dois alunos de Engenharia Biomédica. Um grupo bastante ecléctico.

Já depois de escolher as partições e de andar com o gparted em riste de um lado para o outro, entra na sala um senhor a perguntar se era aquela a sala da LIP, rápidamente se apresentou, Amândio Antunes Gomes da Silva membro dos Serviços de Comunicações da Universidade do Minho.

Queria mostrar como se configurava a nova rede “eduroam” em Linux. Prontamente aceitei!
Como os participantes ainda estavam ás voltas com as partições, aprendia como se fazia e no fim terminava a LIP com chave d’ouro a configurar a rede a todos.
Quando dou por mim, já o Srº Amândio estava agarrado ao meu portátil a dizer para meter a password de root. Houve uns problemas que não estavam previstos e à paginas tantas o Srº Amândio já estava a travar uma batalha contra uma consola.

Eu estava colado a assistir aquele espectáculo magnífico de comandos, que eu nem conhecia a serem despejados numa consola. Assisti ainda a um manejar profissional do vi que me deixou de boca aberta.
Uma pessoa que adora o que faz. Notei que aquilo já estava a ser enfrentado como um desafio e não como um problema… Brutal!

Ao fim de uma hora e meia, a rede estava a funcionar no meu portátil. Acho que fui o primeiro aluno da Universidade do Minho a ter a rede “eduroam” a funcionar em Linux😀

Já deviam ser umas 19:30 e estávamos todos esgotados – participantes e pessoal do CAOS.

Continuei com a LIP;

Durante a copia dos ficheiros para o disco continuei a apresentação, agora mostrando como se organizam as directorias nos sistemas Unix.
Depois de instalar, uma breve explicação do gestor de pacotes e de alguns comandos úteis.

Muito mais poderia ser feito, como uma demonstração de alguns comandos, bash script’s, instalação e demonstração de jogos, mostrar ambientes de programação, editores, etc…
Mas isso também faz parte da aprendizagem de um Linux user…

No final o saldo foi altamente positivo, todos sairam de lá com os seus Ubuntus afinadíssimos e a saber usa-lo minimamente.

Aqui (Ubuntu e Fedora) a noticia no InfoLESIUM.


Actions

Information

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s




%d bloggers like this: